sexta-feira, 4 de junho de 2010

SALTENHAS



Preparei este prato na faculdade e antes do recebemos algumas explicações do professor Felipe. Enquanto ele falava, vinha ao meu coração como o alimento pode ser comparado à nossa vida com Deus. Cada um é preparado de uma forma, cada um obtém um resultado e isso tudo usando os mesmos ingredientes. Muito legal porque quando acabou a explicação minha amiga e companheira de grupo, Marcela, começamos a conversar e compartilhar o que Deus falara aos nossos corações. A ela Deus falou algo e a mim outra coisa que se completam. Assim como no corpo de Cristo, cada um tem sua função. E DEUS usa como ELE quer cada um de nós. Um dom completa o outro. DEUS deu dons diferentes a pessoas diferentes não para que virasse uma competição e sim para que trabalhássemos unidos em prol do Reino. Na outra receita eu falava da importância da ação mecânica na massa para que o pão se tornasse saboroso. Agora quero falar  o que Deus falou à Marcela.
“Nós sempre queremos que tudo esteja bem e com a massa da Saltenha aparentemente está tudo bem e fica ainda melhor quando se coloca um pouco de açúcar, ingrediente que alimenta o fermento proporcionando crescimento, para nós elogios, carinho atenção, mas a massa só fica boa se ela for sovada e ninguém gosta de sofrer pressão ou sair da zona de conforto. E depois disso ainda vem o forno quente, para nós o desconforto da correção, mas isso que nos faz melhor e crescer e ficarmos bonitos e viçosos e alimentarmos a muitas pessoas”. Mais uma prova que Deus fala com pessoas diferentes, de formas diferentes, mas que se completam. Prove essa delícia.  É um prato típico da região Centro-Oeste do Brasil.

Marcela, obrigada por sua amizade e companheirismo amiga. Que Deus continue a usar nossas vidas de uma forma muito especial. Que esta união perdure por toda nossa vida!

Agora vejam a receita. Ficou uma delícia. É um prato típico da região Centro-Oeste do Brasil.

SALTENHAS

INGREDIENTES
MASSA:
10 gramas de fermento biológico fresco
½ colher (sopa) de açúcar
½ colher (sobremesa) de sal
75 ml de água morna
50 ml de leite
50 gramas de manteiga sem sal
250 gramas de farinha de trigo

RECHEIO DE FRANGO
30 ml de azeite
2 dentes de alho amassados
½ cebola grande picada
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1 tablete de caldo de galinha
100 gramas requeijão cremoso firme
350 gramas de peito de frango cozido e desfiado
2 colheres(sopa) de passas pretas aferventadas
¼ de pimenta dedo de moça picadinha
Farinha de trigo para dar liga
Sal, cheiro verde, pimenta do reino, coloral a gosto.

MODO DE PREPARO DA MASSA
1. Dissolva o fermento com o açúcar e a água morna e deixe descansar uns cinco minutos, junto os demais ingredientes e
2. Junte os demais ingredientes e vá acrescentando a farinha aos poucos. Amasse até obter uma massa lisa, macia e homogênea, divida-a em porções e modele as saltenhas.

MODO DE PREPARO DO RECHEIO
1. Coloque em uma panela o azeite e doure o alho e a cebola. Junte os tomates e os tabletes de caldo de galinha e deixe cozinhar, quando então, acrescente os demais ingredientes, temperando a gosto. Por último, polvilhe a farinha de trigo até que dê liga e obtenha um creme bem firme. Empregue quando frio.
2. Abra cada porção da massa com o rolo sobre bancada enfarinhada, aplique o creme de frango, feche e modele as empanadas, pincele com gema misturada a um pouco de azeite. Em seguida, coloque-as sobre as formas de alumínio untada com manteiga e polvilhada com farinha, deixar crescer por 15 minutos e leve ao forno pré aquecido a 200°C. Sirva empanadas quentes ou mornas.

Chame uma pessoa querida na sua casa, compartilhe essa mensagem com ela e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário