sexta-feira, 4 de junho de 2010

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

 “Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas”.
Salmos 17.8

Esta receita me remete ao cuidado de Deus com nossas vidas. Imagina só o que é estar protegida, escondida debaixo de suas asas. Enquanto pensava nesse prato imaginava as muitas vezes que o Senhor me escondeu, e muitas vezes eu nem me dava conta disso. Quantos momentos de tristeza, dificuldades que só Ele sabia que eu passava  e lá estava Ele me guardando do calor excessivo que traz sequidão, que tira o sabor. Posso relatar aqui uma das muitas experiências que tive com o Senhor. Há quinze anos atrás eu pensava que em minha vida tudo era maravilhoso, (marido, filhos abençoados, minha casa, dificuldades também, mas com um homem ao meu lado que me ajudava a superar cada uma delas, vida sossegada), é verdade que por mais que nem tudo seja tão perfeito não gostamos de sair da zona de conforto. E foi o que aconteceu comigo, um belo dia estava chegando em casa com meus filhos,  recebi a notícia de que meu marido havia sido baleado enquanto trabalhava (ele era policial), meu mundo caiu. Quando sai daquele hospital com a notícia da sua morte, fiquei pensando como vai ser agora? Como vou cuidar de dois filhos sozinha? Como vou prosseguir sem o homem que me protegia? Muitos questionamentos vieram à minha mente. Não entendia nada, mas Deus me confortou muito. Mostrou que quem me protegia era Ele, e continuaria me escondendo debaixo de suas asas, me guardando. E assim foi até os dias de hoje. Minha maior preocupação era com meus filhos. Como cresceriam sem o pai que tanto amavam? E Deus deu graça, porque hoje estão crescidos, Nathalia com 26 anos que apesar de sua deficiência auditiva é uma moça muito inteligente e sempre correu atrás do que quis superando todas suas limitações, trabalha e está noiva, prestes a constituir sua própria família, e o Guilherme que tem dezenove anos, que também trabalha e estuda e é um filho maravilhoso. Obrigada Senhor porque nos guardou e conservou nosso sabor. Você deve estar se perguntando “O que tem a ver essa receita com essa história?” Eu posso dizer que hoje graças a Deus está tudo bem, mas não foi fácil chegar até aqui. Muitas coisas aconteceram para que eu desistisse, para que eu ficasse seca em relação a pessoas e situações, mas Deus me protegeu assim como esse purê de mandioca protege a carne seca de que fique ressecada com o calor do forno, e assim conserve o seu sabor natural. É assim que me sinto todo tempo, escondida num lugar onde ninguém pode me tocar. Nos braços do meu Pai!
O cuidado do Senhor é o de melhor em nossas vidas!
INGREDIENTES

400 gramas de carne seca demolhada
30 ml de manteiga de garrafa
1 cebola cortada em quadradinhos pequenos
2 dentes de alho picados
600 gramas de mandioca limpa em cubos
240 ml de leite
Sal
20 gramas de manteiga integral sem sal
80 gramas de queijo coalho ralado grosso
Salsinha picada
MODO DE PREPARO

1. Colocar a mandioca para cozinhar na água com sal até quase desmanchar, escorrer.
2. Bater no liquidificador a mandioca ainda quente com leite quente, até obter um creme espesso.
3. Leve a uma panela e acrescente a manteiga integral, mexa até que ferva e desgrude do fundo da panela, desligue o fogo e reserve.
4. Lavar bem a carne seca e levar ao fogo para cozinhar com água.
5. Deixe ferver por alguns minutos, trocar a água e repetir a operação caso a carne ainda esteja com excesso de sal.
6. Escorrer a carne, desfiar e reservar.
7. À parte, fritar a carne seca na manteiga de garrafa, acrescentar a cebola e o alho até murchar, desligue o fogo e acrescente a salsinha bem picadinha.
8. Use uma travessa que suporte a alta temperatura do forno. Coloque um pouco do purê em baixo e a carne sobre ele e cubra com o restante do purê. Coloque o queijo coalho por cima e leve ao forno até que o queijo derreta e fique levemente dourado.

Saboreiem essa delícia e jamais esqueçam que Deus te protege todo tempo ainda que você pense que está sozinho. Nunca pare de lutar!
Beijo no coração de todos!

Um comentário:

  1. Nossa! que lindo amada! que criatividade abencoada viu?! Oro para que voce continue sendo inspirada por Deus na cozinha, no computador, no Reino de Deus... amei esse espaco.

    ResponderExcluir