sexta-feira, 4 de junho de 2010

PÃO DA NEUCINHA

Este pão é maravilhoso.  Aprendi com uma pessoa muito especial pra mim, Neucilândia. Foi ela que me apresentou Jesus e a partir daí a minha vida mudou. Em uma visita à sua casa no Maranhão me serviu esta delícia e fiz questão de aprender. Veja só, o pão demora um pouquinho pra ficar pronto, mas vale a pena. Há necessidade de sovar bem a massa, já que a rede de glúten se forma com essa ação mecânica, é esta rede de glúten que da firmeza ao pão. Se pular essa etapa você vai obter um pão sem forma. Enquanto preparo essa receita fico pensando que foi exatamente assim que o Deus fez comigo. Ele amassou, amassou, deixou crescer, depois amassou mais um pouco e cresceu novamente, e então me modelou da forma que quis, (a melhor forma que poderia dar para cumprir os seus propósitos em minha vida). Quando a vi amassando tanto aquela massa pensei, se eu fizer e não amassar tanto vou obter o mesmo resultado? Claro que não, esta massa requer cuidados para que possamos saborear um pão verdadeiramente saboroso, para não só saciar a fome, como também para termos prazer em comê-lo, em olhá-lo. Assim Deus fez na minha vida, nos momentos difíceis que passei, pensava Deus por que estou vivendo isso? "Parece que nunca vai dar certo". E eu não entendia nada, mas perseverei e hoje vejo que Deus estava me ensinando a crescer. Isso requer dedicação e tempo para que o fermento seja ativado e produza um bom pão. E aí de uma mulher frágil, em quinze anos de crescimento, Deus forjou o meu caráter para eu ser uma mulher ousada, usada e aprovada por Ele. Há muito que fazer em minha vida ainda. Mas olho hoje e vejo que o Senhor me fortaleceu, e já não pergunto por que e sim o que o Senhor quer com isso. Ele tem um propósito em todas as coisas. Ele tem um plano perfeito para mim e para você! Somente creia e se entregue a ELE!


PÃO DA NEUCINHA

ESPONJA:
2 colheres (sopa) de fermento biológico fresco
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 copo americano de leite morno
Misture os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos

INGREDIENTES DA MASSA:
 
2 ovos
1 copo de água morna
2 colheres(sopa) de manteiga ou margarina
200 ml de leite
3/4 de xícara de óleo
1 e 1/2 xícaras de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 kilo de farinha de trigo especial

RECHEIO:
300 grs de mussarela ralada
 3/4 de lata de leite condensado
1 gema passada pela peneira para tirar a película que a envolve.
Misture os 3 ingredientes e faça uma pasta. Se quiser pode colocar mais mussarela. Utilize para rechear o pão.

CALDA:
1 xícara de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara de água
Coloque os 3 ingredientes em uma panela e deixe ferver até que se torne uma calda no ponto de vc conseguir pincelar o pão e escorra um pouco.


MODO DE PREPARO

1 - Junte todos os ingredientes, menos a farinha,  no liquidificador e bata apenas para que fiquem misturados.
2 - Em uma tigela misture esses ingredientes batidos à esponja que você preparou antecipadamente e descansou por 30 minutos.
 3 - Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo. Deixe descansar por uma hora.
4 - Sove por 10 minutos com as mãos fechadas em posição como se fosse dar um soco. A palma da mão é muito quente e pode influenciar no crescimento do pão. Deixe descansar por mais uma hora.
5 - Forme os pães e deixe descansar por uma hora já na forma que vai assar. Cubra com filme pvc, (plástico transparente fino, na hora de assar retire o plástico).Você pode dar o formato que desejar ao pão. Eu abro pedaços da massa em círculos, coloco o recheio no centro, fecho como uma trouchinha e coloco na forma de pudim  untada com óleo, uma ao lado da outra, elas vão crescer e grudar. fica um efeito muito bonito as pontas das trouchinhas assadas e depois pinceladas com a calda de chocolate.
6 - Leve ao forno pré aquecido a 170 °.
7 - Depois de assado pincele com a calda de chocolate. Deixe esfriar e saboreie essa delícia!!!! Hummmm!!!!

Neucilândia saudades de você! Obrigada por falar e testemunhar Jesus através de sua vida, de uma forma tão especial que não resisti, experimentei Jesus e nunca mais larguei!

Um comentário:

  1. Oi amor, é exatamente assim que me sinto... amassada, para ser mais forte e ousada. Deus te abençoe!

    beijosssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir