segunda-feira, 19 de julho de 2010

MOLHO DE PIMENTA


 

  • Tenho uma filha de 26 anos que é deficiente auditiva. E quando descobrimos que ela era surda passávamos por uma situação muito difícil. Havia uma solução para ajudá-la que era a compra de dois aparelhos auditivos, imaginem que meu marido ganhava um salário mínimo e eu não trabalhava. O aparelho era muito caro e não víamos a possibilidade de adquirir um quanto mais o par. Isso nos entristeceu muito porque nos sentíamos impotentes diante da dificuldade que ela teria que viver. Então, quando menos esperava houve um grande ajuntamento de pessoas amigas para nos ajudar e isso nos emocionou muito. Eram listas no armarinho da minha rua, no trabalho do meu tio, na empresa que meu marido trabalhava, na família e ainda assim não tínhamos o dinheiro todo. Todos se mobilizaram ao mesmo tempo. Foi aí que uma amiga “Simone” deu a idéia de pedirmos dinheiro no semáforo, isso não era muito comum na época 24 anos atrás. E eu pensei! Será que alguém ajudaria? Bom, pegamos um lençol e pintamos “AJUDE A NATHALIA A OUVIR”, fomos a uma emissora de rádio FM local, 106,7 CULTURA FM, e eles anunciaram que estávamos pedindo dinheiro no semáforo para comprar um aparelho para uma criança. Eu não esperava, mas apareceu gente de onde não sei para ajudar. Uma criança me chamou muito a atenção. O pequenino se aproximou de mim e falou “Tia, eu ouvi no rádio que tem uma menina que precisa ouvir, a minha mãe é costureira, ela não podia vir aqui e pediu que eu trouxesse uma contribuição”. Eu chorei de emoção. Resumindo, só no semáforo conseguimos o dinheiro para comprar um aparelho e as listas começaram a voltar para nossas mãos e aí somando tudo compramos os dois e ainda sobrou dinheiro para pagar fonoaudióloga por um ano e escola particular. Nem preciso falar o quanto sou grata pela ajuda de todos não é? Seria injusta em citar nomes, já que tem pessoas que eu nem mesmo conhecia que se juntaram e fizeram a coisa acontecer. Com o molho de pimenta é assim, propriedade que dá ardência é oleaginosa e ao contrário do que muitos pensam quando sentem a boca ardendo tomam um líquido qualquer para parar o efeito e é justamente o contrário que deve ser feito, o líquido espalha a pimenta por toda a  boca e arde mais ainda, neste caso você deve ingerir um alimento oleoso também para que engula junto o resíduo de pimenta da sua boca para então a ardência acabar.  Agradeço a Deus porque essas pessoas que se juntaram em favor da minha filha agiram como o alimento oleoso que tirou de nós toda preocupação e tristeza que fazia arder nosso coração e nos deram o refrigério que precisávamos. Vivemos a palavra de Deus que diz “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Mateus 12.30) e nem sabíamos. A água pode até espalhar, mas tivemos pessoas ao nosso lado que juntaram e o resultado foi o melhor! Agora vejam a receita do molho de pimenta e saboreiem com cuidado para que a ardência não tire o paladar da comida!

MOLHO DE PIMENTA CASEIRO

INGREDIENTES

. 12 pimentas frescas do tipo ardida (pode ser uma combinação de caiena, dedo-de-moça, malagueta, etc..)
. 1 dente de alho descascado
. ½ colher (chá) de sal
. ½ colher (chá) de açúcar
. ½  xícara (chá) de vinagre branco ou de maçã
. ½ xícara (chá) de azeite.

MODO DE PREPARO
1.      Em uma panela pequena de vidro ou inox, ferva as pimentas, o alho descascado, o azeite, o sal e o açúcar no vinagre até ficarem macios.
2.      Retire do fogo e deixe esfriar.
3.      Transfira para o liquidificador e bata até obter um creme homogêneo.
4.      Passe por uma peneira pressionando com uma colher para retirar as sementes.
5.       Adicione mais vinagre, caso queira uma consistência mais líquida.
6.      Guarde em potes esterilizados e tampados na geladeira.
Bom apetite!
Contatos: Email – katia.filipe@hotmail.com


Um comentário:

  1. Que ideia irmã?!
    Nota 10 pra você. Eu satisfiz duas necessidades alimentares, a espiritual e a carnal. Gosto muito de uma comida apimentada, e me emocionei bastante com o seu testemunho.
    Que o Espírito Santo continue iluminando a sua mente para nos trazer esses tipos de receitas.
    Deixo aqui o link de um blog para você se edificar: http://edifiquese.blogspot.com.br/
    A graça e a paz de Cristo.

    ResponderExcluir